Marcas estrangeiras desistem de lojas no Brasil

Fonte: www.shopfairoaksmall.com

A crise econômica tem feito algumas marcas estrangeiras de varejo que chegaram ao Brasil há poucos anos desistirem de manter suas lojas no país. É o caso da norte-americana de maquiagens bareMinerals.

Outras marcas, que ainda procuravam parceiros para investir no país, estão revendo seus planos, como as também norte-americanas Aéropostale e Sears.

Especialistas explicam que entre os motivos desta tendência estão o dólar alto e a instabilidade econômica e política do Brasil.

A bareMinerals, que já teve lojas próprias e parceiros comerciais no país, informou no fim do mês passado que encerraria a distribuição de seus produtos no Brasil. A marca de maquiagens passará a ser vendida apenas em free shops. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada “após avaliação estratégica de negócio global a longo prazo”.

A grife de moda norte-americana Kate Spade também anunciou no fim de 2015 o encerramento de suas operações diretas no país, com o fechamento de lojas e passando a vender seus produtos apenas por meio de distribuidores.

Há poucos anos muitas marcas estrangeiras de varejo estavam chegando ao Brasil. A crise e a alta do dólar, no entanto, começaram a gerar dificuldades para elas competirem no país. De acordo com Paulo César Mauro, diretor da consultoria Global Franchise, o desinteresse dos varejistas pelo país começou em 2014. Atualmente é quase total.

Em entrevista ao Portal Uol, Mauro afirma que “só estão negociando para vir ao Brasil as empresas que não vendem produtos, e sim know how”, como franquias da área de educação.

Fonte: UOL

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